FAQ - perguntas e respostas

1- O que devo levar ao escritório para o registro de um funcionário? 

  • Carteira de Trabalho (com baixa do último emprego);
  • Cópia da carteira de identidade; cópia do CPF;
  • Cópia do Título de Eleitor;
  • Certificação de Reservista;
  • Cópia da carteira de motorista;
  • 01 fotografia 3x4;
  • Cópia da Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos;
  • Cópia da carteira de vacinação dos filhos menores de 6 anos, quando houver;
  • Cópia do Comprovante de Escolaridade dos filhos com idade entre 6 a 14 anos;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
  • Cópia do comprovante de residência atualizado;
  • Exame admissional antes do inicio das atividades (obrigatório).

2- Cupons fiscais são contabilizados?

Sim, porém, somente serão lançados como despesa se houver identificação da empresa compradora, com nome e CNPJ destacado no cupom fiscal.

3- Qual o prazo máximo de envio dos documentos à contabilidade?

Até dia 05 do mês subsequente.

4- Quando adquiro um bem (veículos, máquinas, etc.) devo enviar os documentos de aquisição ao escritório?

Sim. Qualquer bem adquirido pela empresa deve ter tratamento contábil, pois vai fazer parte do ativo da empresa.

5- Por quanto tempo devo guardar as notas e livros fiscais?

Notas fiscais devem ser guardadas no mínimo por 5 anos, já os livros de escrituração fiscal devem ser guardados por 10 anos.

6- Como cancelar uma nota fiscal?

Nota fiscal manual - para ocorrer o cancelamento todas as vias devem permanecer grampeadas no bloco.   

Nota fiscal eletrônica - deve estar no prazo máximo estipulado que é de 7 dias, e o cancelamento é feito através do próprio programa emissor.                                                                                                                                   

Sendo que para o cancelamento de ambas ainda não pode ter ocorrido a saída da mercadoria.

7- Qual é o prazo de validade da nota fiscal?

É recomendável que o contribuinte emita a nota fiscal de acordo com a programação da saída da mercadoria.

8- Uma empresa pode ser legalizada em endereço residencial?

Sim, desde que esta empresa tenha por objetivo social prestação de serviços e não como fins comerciais. Bem como o endereço seja apenas para fins de recebimento de correspondências e não tenha atividade no local, pois as Prefeituras tratam como endereço apenas de ponto de referência sendo vedados incômodos a vizinhança e circulação de mercadorias.

9- Quais documentos e informações básicas são necessárias para abrir uma empresa?

  • Nome da empresa;
  • Endereço da empresa;
  • Valor do capital social e a proporção da participação de cada sócio;
  • Dados dos sócios;
  • Cópia do comprovante de residência dos sócios;
  • Cópia do IPTU do imóvel no qual será legalizada a empresa.

10- Existe parcelamento para o Simples Nacional?

Não. As guias que não forem pagas dentro do prazo poderão ser recalculadas (com multa de até 20% e juro diário de 0,33%) para pagamento posterior mas sem opção de parcelamento.

11- O que é SPED?

A sigla quer dizer Sistema Público de Escrituração Digital e refere-se a um projeto que prevê que os livros e documentos contábeis e fiscais serão emitidos de forma eletrônica.

12- O que é a ECF – Escrituração Contábil Fiscal?

Parte integrante do projeto SPED – Sistema Público de Escrituração Digital contempla as informações referente a apuração da base de calculo do IRPJ e da CSLL, bem como outras informações de interesse da RFB.





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